Colégio 3º Milênio homenageia emissoras de rádio de Limoeiro no Dia Nacional do Rádio

Publicado em 25 de setembro de 2021 às 15h18m
Por Danilo Ângelo

Foto: Departamento de Marketing/Colégio 3º Milênio

O Dia Nacional do Rádio é comemorado em 25 de setembro, em homenagem a Edgar Roquette Pinto. Ele nasceu no dia 25 de setembro de 1884, no Rio de Janeiro, e faleceu em 18 de outubro de 1954, também no Rio de Janeiro.

Considerado um dos maiores divulgadores da Ciência no Brasil, Roquette Pinto enxergou na radiodifusão a oportunidade de ampliar o acesso dos brasileiros ao conhecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a primeira transmissão radiofônica no nosso país aconteceu em 7 de setembro de 1922, dia do centenário da Independência do Brasil. Na ocasião, o discurso do presidente Epitácio Pessoa foi transmitido através de uma antena no Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e alcançou receptores em Niterói, Petrópolis e São Paulo.

Em 20 de abril de 1923, Edgar Roquette Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, apontada pela imprensa carioca como a primeira estação de rádio brasileira. Em 1936, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, a Rádio Sociedade foi doada ao Ministério da Educação e passou a se chamar Rádio MEC, nome que preserva até hoje, sob o comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

No entanto, como destaca o extinto Jornal do Recife, a Rádio Clube do Recife, fundada pelo radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira, já operava desde 6 de abril de 1919. Por muito tempo, a estação utilizou o slogan “PRA-8, Rádio Clube de Pernambuco, a pioneira”. A Clube foi reconhecida como empresa de radiodifusão pelo Governo Vargas em 1935.

Mais de um século depois, o rádio é o meio de comunicação mais popular do Brasil. Está presente nos tradicionais aparelhos de pilha, nos carros e na Internet, com a qual convergiu em meio aos avanços tecnológicos. Neste dia especial, o Colégio 3º Milênio homenageia as rádios Cultural FM, Jornal Limoeiro e Princesa do Capibaribe pelas honrosas missões de transmitir conhecimento, contar histórias e prestar serviços a Limoeiro e à região!

Fontes das informações do texto: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Diario de Pernambuco, Revista Galileu, Rádio Câmara dos Deputados, Wikipédia, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Portal Comunique-se.

Descrição da imagem: Card com imagem de um aparelho de rádio (à direita), título "25. set: Dia Nacional do Rádio. Uma homem a todas as rádios de Limoeiro-PE", logo do Colégio 3º Milênio (ao centro, acima do texto) e logos das rádios de Limoeiro-PE (ao centro, abaixo do texto).

| CONTATO

(81) 3628-0809
(81) 99952-0219
 (81) 99874-2299 (Milênio Educação Infantil)
Rua Vigário Joaquim Pinto, 245
    Bairro Centro, Limoeiro - PE, CEP: 55700-000
* Campo obrigatório.
@
* Campo obrigatório.
* Campo não preenchido ou tamanho inválido.